26 out 5 dicas para escolher o melhor serviço de cobrança a inadimplentes.
No momento em que uma situação de crise global se estabelece, as dúvidas aumentam, as incertezas são mais frequentes e a necessidade de uma resposta mais assertiva se torna uma busca essencial para continuidade dos seus negócios. Nesse contexto, um dos problemas que foram agravados pela crise é a inadimplência e o consequente desiquilíbrio no fluxo de caixa. Por isso, esse artigo traz algumas dicas que podem ajudar bastante na hora de escolher o melhor serviço de cobrança, com base em requisitos básicos para retomada da sua empresa.
1 – Opte por um Serviço de cobrança nacional.
A primeira grande dica é resolver o problema da maneira mais completa e objetiva. Por isso, não ocupe sua equipe com as cobranças. Passe elas para uma empresa especialista, com anos de experiência e reconhecimento no mercado. Fazer sua equipe ir atrás das contas não pagas é ocupar seus profissionais com questões delicadas e estressantes. Além disso, é fazer com que ela perca o foco nas estratégias e se relacione maneira pessoal e tensa com os inadimplentes.
2 – Escolha o serviço que puder ser remunerado só no êxito das negociações.
A segunda dica é optar por empresas que aceitem o pagamento pela cobrança somente quando as contas forem definitivamente pagas. Assim, sua empresa não corre o risco de “pagar antes mesmo de receber”. Além disso, esse diferencial é como uma garantia de que o serviço de cobrança será eficiente e recuperará suas contas, o mais rápido possível. Afinal, o interesse de receber condiciona a prestadora do serviço a cobrar da melhor forma.
3 – Busque um serviço que cobre somente sobre um percentual dos juros recebidos.
A segunda dica nos leva a terceira: o valor do serviço de cobrança precisa ser proporcional a um percentual dos juros recebidos. Se não for assim, seria inviável receber o valor, pois ele entraria no caixa só para pagar a cobrança. Em outras palavras sua empresa deve pagar apenas uma parte dos juros que vai receber pelo atraso. Não esqueça de que isso deve constar no contrato.
4 – Sistema próprio e desenvolvimento de relatório, conforme a necessidade do cliente.
Outra dica muito importante é escolher uma empresa, que ofereça um sistema próprio, para as análises de crédito, com a possibilidade de desenvolver relatórios com dados, informações e respostas que o cliente mais precisa. Ter uma tecnologia própria permite adequações precisas para integrar o setor financeiro e garantir maior produtividade da sua equipe.
5 – Confiabilidade e transparência nas negociações.
Parece óbvio, mas, muitas vezes, os princípios para garantir o sucesso e a eficiência de uma parceria dependem de princípios que nunca devem ser esquecidos. Por isso, escolha sempre uma empresa que conduza as negociações com total transparência e clareza. Além disso, a relação precisa ser horizontal, com a confiança no serviçoe representação da sua marca.
Além dessas dicas, é importante requisitar empresas que tenham reconhecimento no mercado. A Excelência Inteligência Financeira é assim: reúne todos esses diferenciais e está preparada para atender você. E lembre-se: em caso de dúvidas sobre cobrança nacional, faça um comentário ou entre em contato com nosso consultor.