Contas a receber: saiba como fazer essa gestão

Contas a receber: saiba como fazer essa gestão

Quando o assunto é contas a receber, é importante pensar num passo anterior, que são as contas a pagar. Um dos deveres primordiais na gestão financeira de uma empresa, para conseguir pagar essas contas, é preciso ter dinheiro em caixa. Isso mantém a segurança financeira da empresa pois reduz – ou elimina – a inadimplência dos clientes. Sendo assim, separamos 5 dicas que podem auxiliar sua empresa a manter em dia o contas a receber.

1. Emissão de cobranças

Para o seu financeiro andar em dia, crie uma rotina de emissão de cobranças. Realize emissão de boletos, notas fiscais e quaisquer formas de cobranças e opte por um dia da semana, ou do mês, para fazer esse serviço.

2. Ofereça descontos

Para uma boa gestão de contas a receber ser mais objetiva, uma excelente forma de premiar bons clientes é oferecer descontos para pagamento antecipado. Inclusive, essa é uma ótima opção para aumentar o caixa em períodos de baixa, já que funciona como uma oportunidade para o seu cliente. Na hora de decidir qual desconto será oferecido, faça simulações no seu caixa e verifique até que percentual é possível chegar sem afetar a saúde financeira da empresa.

3. Fique em cima

É importante estar constantemente atento ao volume de parcelas em aberto e sempre avisar o cliente de que ele está inadimplente. Além disso, informe quais restrições a empresa ou ele podem sofrer caso o pagamento não seja realizado. Mas cuidado, na gestão de contas a receber existe um limiar entre cobrar e ser incômodo. Cuidado para não ser intransigente.

4. Perca o medo de cobrar

Cobrar um cliente pode ser algo constrangedor, porém, é preciso. Muitos empresários são os responsáveis pelo contato direto com o cliente, principalmente nas pequenas e médias empresas. Por isso é importante pensar em como fazer isso sem prejudicar a relação com o cliente.

Uma dica é contar com o serviço de uma empresa especializada em cobrança, como a Excelência. Ela fica com toda a responsabilidade do contas a receber, sem fazer com que a relação da sua empresa com o cliente seja afetada. Você também pode criar um e-mail do financeiro da sua empresa e a partir daí fazer comunicados de cobrança, confirmação de pagamento, envio de notas fiscais, boletos etc.

5. Mantenha um relacionamento constante com os clientes

Muitas empresas só se lembram dos clientes quando eles atrasam o pagamento. Esse tipo de prática pode ser a mais fácil de realizar, mas não é sustentável. Normalmente as empresas confirmam o recebimento do pagamento de seus clientes no prazo, porém, sua empresa pode ir além de apenas confirmar o recebimento mas agradece-lo. E mais: agradecer caso o cliente pague a fatura antes do vencimento, por exemplo. Todo cliente tem a obrigação de pagar as contas, obviamente. No entanto, quando há essa relação de agradecimento, acaba servindo de estímulo positivo para o cliente. Isso faz com que ele priorize pagar essa conta em detrimento de outras que não há nenhum vínculo. 

E aí, que tal profissionalizar ainda mais o contas a receber da sua empresa? Fale conosco, temos ótimas sugestões para você!