30 maio As crises e a importância de planejar as cobranças
Ao entender que inadimplência é um problema de todos os negócios, é a hora de pensar em planejamento de cobranças. Aprender a minimizar os impactos dessa questão ou pelo menos conviver com isso sem apresentar grandes consequências para o negócio.
Diante de um fator externo como uma greve de grandes proporções, a falta de planejamento representa problemas para uma empresa. A greve dos caminhoneiros afetou hospitais, a circulação de ônibus, provocou filas em postos de combustíveis e muitos outros problemas. Empresas e indústrias que não planejaram seus procedimentos de cobrança e não anteciparam o que havia para receber. Em decorrência disso, correm o risco de ficarem ainda mais tempo sem receber os valores devidos – ou de nem receberem.
Nesse momento, podemos pensar que uma situação desse tipo é algo imprevisível, certo? Nem tanto.
Se existe algo sobre crises que ainda não têm um consenso, é exatamente sobre a imprevisibilidade desses fenômenos.
Durante muito tempo sustentou-se que as crises chegam de surpresa, são difíceis de prevenir e, em consequência, de administrar. O livro Rethinking Reputacional Risk (Repensando o Risco Reputacional), de Anthony Fitzsimmons e Derek Atkins, fala sobre isso. Na obra os autores analisam as diversas maneiras das quais crises inesperadas podem colocar empresas e gestores em monumentais apuros. O texto examina algumas das maiores turbulências vividas por corporações de diversos segmentos.
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E essa imprevisibilidade que nos cerca reforça a importância do planejamento de cobranças. Mesmo em crises longas, como a que o Brasil enfrenta desde 2015, há momento de estabilização e de maior tranquilidade. Sendo assim, é preciso saber lidar com esses cenários e aplicar uma estratégica investida em cobranças.
Sabe-se que realizar cobrança em tempos de crise pode ser muito desafiador. Segundo a Serasa Experian, 60 milhões de brasileiros estavam inadimplentes em 2016, representando 41% da população acima de 18 anos.
Uma dica simples para iniciar um planejamento de cobranças consiste em investir diversas formas de pagamento para agradar o cliente. Isso deve ser dito já no começo do diálogo para que ele queira tentar quitar a dívida que contraiu. Junto dessa técnica, a utilização de novas tecnologias pode trazer redução de custos e otimização para as cobranças. Essas ferramentas são ainda mais importantes num cenário em que é necessário se estruturar para atravessar os momentos de crise.
Dessa forma, pode-se economizar focando em outras formas de comunicação com o cliente. A automação de atendimento e a utilização da internet para comunicação direta com o público são duas boas possibilidades.
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Ao mesmo tempo, a maneira mais prática de obter aliar tecnologia e execução especializada é com um atendimento profissional. Esse serviço é garantido ao contratar uma empresa como a Excelência. Podemos proporcionar que a sua empresa lide apenas com o essencial: o foco nas vendas e no relacionamento com o cliente.
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