Inteligência Comercial: É hora de começar a pensar sobre este assunto

O conceito de inteligência comercial pode ser entendido como a capacidade de transformar dados em informações, e informações em conhecimentos, com foco no mercado, que levem à realização de negócios.

Neste sentido, inteligência comercial significa criar estratégias e realizar ações para aumentar os resultados a partir da coleta e análise de informações quantitativas e qualitativas. Esse aumento dos resultados pode ser conquistado por meio da conquista de maior participação no mercado, do aumento de ticket nos clientes já prospectados ou ainda de novas oportunidades como novos mercados, parceiros ou canais.

A grande maioria das empresas ainda não enxerga essa estratégia como algo importante. Contudo, é possível começar aos poucos, implantar uma mentalidade mais estratégica no seu dia a dia e observar alguns pontos que já trarão diversas informações impactantes para o negócio.

Uma forma de começar é analisando os indicadores e informações relacionadas aos clientes. Caso você já possua um sistema de CRM, por exemplo, terá diversas informações à disposição para pensar em novas estratégias.

Além disso, outros indicadores como a análise de inatividade por cliente e do ticket médio, podem ser estratégias determinantes para o aumento do resultado das vendas.

No início, a implementação de um modelo que valorize a inteligência comercial, muitas vezes, envolve algum investimento, como no treinamento do departamento comercial, na criação de novos setores e até mesmo na produção de novos materiais de marketing. Porém, não esqueça de que esses custos devem ser vistos como investimentos, afinal, são novas ações que trarão resultados maiores e melhores.

 

Fontes:

Inteligência Comercial para Arranjos Produtivos Locais – Unidade de Acesso a Mercados – SEBRAE

http://blog.meuspedidos.com.br/inteligencia-comercial-como-comecar/