04 ago Os termos de finanças que todo empreendedor de startup deve conhecer
Conceitos como fluxo de caixa, custo de produto vendido, custo de aquisição de clientes, margem de contribuição, margem de lucro, entre outros, são conceitos importantes para qualquer empresa, inclusive para as startups. Uma empresa nesse formato, apesar de todo o processo de organização e criação, é uma empresa como qualquer outra. O gestor precisa compreender conceitos básicos para saber quanto tem em caixa, quanto está devendo, quanto precisa receber dos credores, quanto possui em caixa para pagar funcionários, encargos trabalhistas, assim como o fluxo existente para expandir o negócio. O empreendedor de startup deve se preocupar com isso da mesma maneira que todos os empreendedores.
Existem muitos termos sobre assuntos do mundo financeiro que são fundamentais para a boa gestão de um negócio. Para ajudar você, listamos 15 deles que todo empresário precisa saber.
Contas a receber
Inclui o dinheiro devido pelos clientes para outra empresa ou pessoa como pagamento por produtos e/ou serviços.
Reconhecimentos por competência
É uma lista de despesas incorridas, mas que ainda não foram pagas, ou uma lista de vendas que foram concluídas, mas ainda não foram faturadas.
Ativos
Os ativos são tudo o que uma empresa possui.
Balanço patrimonial
Visão geral da situação financeira de uma empresa, incluindo ativos, passivos e patrimônio líquido.
Capital
O capital é o dinheiro que pode ser acessado, não incluindo ativos ou passivos da empresa. Com frequência, é chamado de “capital de giro“.
Depreciação
Definida como a diminuição do valor do item ao longo do tempo devido ao uso, a depreciação é especialmente importante para fins fiscais.
Dividendos
São lucros da empresa que são distribuídos regularmente para seus acionistas.
Patrimônio líquido
É o valor do dinheiro investido na empresa por seus proprietários.
Despesas
Normalmente, existem quatro tipos de despesas: fixas, variáveis, acumuladas e operacionais.
Despesas fixas
Incluem despesas como salários, aluguéis etc. Esses custos não são afetados por flutuações nas vendas, na produção ou no mercado.
Despesas variáveis
Estão vinculadas à produção da empresa. Esses custos podem ser maiores ou menores com base em aumentos e diminuições na produção ou nas vendas.
Despesas operacionais
São os custos necessários para uma empresa conduzir os negócios.
Passivos
São dívidas que uma empresa tem a responsabilidade de pagar em curto ou longo prazo.
Demonstração do resultado do exercício
Relatório gerado pela empresa ou pelo seu contador que lista lucros, despesas e lucros líquidos para um determinado período.
Receita
É o valor total de dinheiro recolhido de produtos ou serviços vendidos antes de todas as despesas serem subtraídas.
Mais importante que conhecer esses termos é entender do que se trata e colocar tudo em prática. Estudar e se preparar é o caminho primordial que deve ser trilhado por todo empreendedor que deseja obter sucesso em seu negócio.
Fontes:
QuickBooks
Exame.com